Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Em defesa dos empresários varejistas

 

Durante o ano de 2011 nos deparamos com diversas mudanças que impactaram diretamente o comércio varejista do Distrito Federal como o aumento do comércio informal, regularização dos puxadinhos, REP – Registro Eletrônico de Ponto e aumento do aviso prévio, dentre outros.

Todas essas mudanças foram acompanhadas pelo Sindivarejista que não apenas informou aos seus associados como proceder, assim como manifestou perante as autoridades competentes sua indignação sobre todas as mudanças que prejudicavam a atividade varejista no Distrito Federal.

Para o ano de 2012, planejamos várias ações vinculadas ao nosso planejamento estratégico que visam tornar o Sindivarejista ainda mais atuante e com isso oferecer mais benefícios à classe como: serviços de acordo com a necessidade do lojista, convênios com preços diferenciados, índices que possam nortear sua atuação e principalmente uma forte atuação junto aos órgãos governamentais de modo a facilitar e tornar mais rentável o seu negócio.

Agradecemos o seu apoio durante o ano de 2011 e convidamos você a participar do seu sindicato trazendo-nos demandas que afetam o seu setor, pois unidos faremos um comércio varejista mais forte e rentável.

Nosso muito obrigado.

Em defesa dos interesses dos lojistas.

Compromissado com a defesa dos interesses dos empresários do DF e com o alcance de suas metas, o sindicato já obteve grandes feitos em favor desse segmento. Entre eles, podemos destacar:

Combate ás feiras e ambulantes

Atendendo à reivindicação dos lojistas, a diretoria do Sindivarejista, em reunião com a Secretária de Fazenda e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal – AGEFIS cobrou do governo maior rigor no combate à concorrência desleal que as feiras fixas e itinerantes, assim como os ambulantes, exercem sobre os lojistas, causando elevados prejuízos ao comércio local e à arrecadação do GDF.

Comércio de olho na Copa do Mundo

O Sindivarejista participou do seminário “As estratégias para Qualificação Profissional” onde foram discutidas as iniciativas que devem ser tomadas para criar a estrutura necessária para atendimento dos turistas que virão para os jogos da Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Tribunal suspende cobrança da Fácil

O Sindivarejista propôs ação na Justiça pedindo a suspensão da taxa de 2,57% cobradas pela empresa Fácil nas compras de vales-transporte pela internet. A 17ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou a suspensão da cobrança para as empresas afiliadas por considerar a taxa ilegal. Esta medida foi uma grande vitória aos afiliados do Sindivarejista, pois a cobrança significava uma despesa a mais para os empresários do setor.

Encontro Nacional de Sindicatos

Com a participação de sindicatos de todo o país, o Sindivarejista esteve presente no Encontro Nacional de Sindicatos Patronais realizado em Cuiabá – MT, onde foram discutidos temas como responsabilidade sócio-ambiental nos negócios, cartões de crédito, relacionamento com shoppings centers, segurança privativa nas empresas e os desafios da administração sindical.

Convenção Coletiva

Em junho de 2011, o Sindivarejista assinou com o Sindicato dos Empregados no Comércio a Convenção Coletiva com vigência até abril de 2012. A Comissão de Negociação, que é formada por empresários do setor, foi eleita em março de 2011 e através de diversas reuniões negociou com o Sindicato dos Empregados os termos da Convenção.

Trabalho Temporário

O Sindivarejista encaminhou às empresas afiliadas mais de 2.000 candidatos a empregos temporários. Em parceria com o SENAC, estes candidatos foram treinados nas áreas de Técnicas em Vendas, Operador de Caixa e Estoquista. Ao realizar o recrutamento e envio desses candidatos, o Sindivarejista facilita o trabalho dos lojistas quando ao final do ano precisam aumentar a sua força de trabalho em função do aumento nas vendas.

13° salário dos funcionários públicos do GDF

O Sindivarejista solicita todos os anos ao GDF que antecipe o 13° salário de seus servidores, antes do dia 20 do mês de dezembro. Essa medida possibilita que os servidores façam suas compras natalinas no comércio local com mais tranquilidade, o que contribui para o incremento das vendas de fim de ano.

Parcelamento do ICMS de dezembro

Por meio de pedido do Sindivarejista, o Confaz - Conselho Nacional de Política Fazendária autorizou o pagamento do ICMS de dezembro em duas parcelas, a medida beneficiou os lojistas facilitando o fluxo de caixa de janeiro permitindo que parte do recurso, que seria pago em única parcela, possa ser investido na empresa.

Sindivarejista defende estacionamentos subterrâneos

O Sindivarejista defende que o GDF implante e privatize estacionamentos subterrâneos em vários pontos do Plano Piloto. A idéia é, mediante uma Parceria Público – Privada (PPP), criar vagas subterrâneas no Setor Comercial Sul e Norte, Setor Bancário Sul e Norte, nas entrequadras da avenida W3 Sul, nas 400 e na W1, esta medida facilitará as vendas do comércio.

Código de Defesa do Consumidor

A Lei nº 12.291, de julho de 2010, determinou que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços do país devem ter um exemplar do código de defesa do consumidor para consulta. Em caso de descumprimento, a punição prevista é de multa de até R$ 1.064,10.

Pensando na comodidade de seus afiliados o Sindivarejista enviou a todas as empresas o código e que também esta à disposição para retirada no sindicato.

Dispensa do INSS para o Aviso Prévio

Em uma decisão inédita da justiça, a 7ª vara federal do DF determinou que as empresas associadas ao Sindivarejista estão dispensadas do recolhimento do INSS sobre o aviso prévio indenizado. Esse pagamento era uma sobrecarga a mais para o setor.

Cliente bancário

Em 1998, o Sindivarejista conseguiu que o Banco Central obrigasse os bancos a inserir em cada folha de cheque a data da abertura da conta do cliente (Cliente Desde). Essa medida facilita a aceitação dos cheques "pré-datados" pelos lojistas. Quando o cliente trocava de banco, era um cliente com uma "conta com menos de 6 meses” causando transtornos ao comércio e, também, ao consumidor.

Apoiando o Social

O Sindivarejista em parceria com o Grupo Gasol reformou as instalações do Vida Positiva, instituição que cuida de crianças portadoras do vírus HIV.

Comércio abertos aos domingos e aos feriados.

O presidente do Sindivarejista, Antonio Augusto de Moraes e diretores, conseguiram no Congresso Nacional, a aprovação da lei que permitiu a abertura do comércio aos domingos. A medida causou aumento significativo nas vendas, além de gerar empregos e mais tempo para os consumidores irem às compras. As condições de trabalho nos feriados é definida junto ao sindicato laboral em Convenção Coletiva, assim, em todos os feriados nacionais e locais, o Sindivarejista empenha-se e negocia com o sindicato dos empregados as melhores condições para o funcionamento das lojas, sempre resguardando os interesses dos empregadores.

Preços diferenciados

Brasília é a única cidade do Brasil onde o comércio pode cobrar preços diferenciados, quando o cliente preferir pagar suas compras à vista em dinheiro ou cheque, ao invés de fazê-Io com cartão de crédito. As empresas associadas do Sindivarejista passaram a ter essa opção que proporciona mais entradas de dinheiro em espécie nas empresas.

Conquista assegurada em definitivo pela Justiça após iniciativa do Sindivarejista. Uma grande conquista do sindicato para beneficiar o consumidor e os comerciantes da nossa cidade.

Visando o melhor para o comércio

Focado em oferecer os melhores serviços, o Sindivarejista não mede esforços na criação de novos serviços para seus associados. Em constante processo de inovação, a instituição tem desenvolvido ações estratégicas em benefício do comércio varejista, as quais se destacam:

Índice de Evolução do Comércio

Para melhor conhecer o comércio varejista do Distrito Federal, o Sindivarejista firmou contrato com a empresa Dados, Pesquisa e Opinião de Mercado que está construindo o Índice de Evolução do Comércio do DF que mostrará os percentuais de evolução dos diversos setores varejistas do Distrito Federal.

Evolução Anual do Número de Contribuintes

 

Nossa localização

Receba nossos boletins por e-mail