Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

Realizações do Sindivarejista

Uso e Ocupação de Área Pública Comercio Local Asa Sul (Puxadinhos)

A regularização da ocupação de áreas públicas nos comércios da Asa Sul (puxadinhos) uma proposta trabalhada de forma muito intensa pelo Sindivarejista e que se arrastava há mais de 20 anos, nas gavetas de projetos dos governos do Distrito Federal.

O Sindivarejista participou de incontáveis encontros, reuniões, apresentações e discussões para o estabelecimento das regras e padrões que foram aprovadas. Especialmente com a medida do “avanço” de seis metros para a parte dos fundos das lojas do comércio local.

A proposta existente até “a ultima hora” antes da aprovação da Lei na Câmara Legislativa, era de 5 metros. Foi a ação constante e o trabalho de convencimento do Sindivarejista que levou os Deputados Distritais a adotarem a medida de 6 metros.

REFAZ III

Ao final de 2008 o GDF aprovou o REFAZ III – programa de Recuperação de Créditos Tributários e Não-Tributários do Distrito Federal.

O Sindivarejista trabalhou muito junto a Secretaria da Fazenda e também na Câmara Distrital para incluir todas as dividas de tributos a partir de R$ 1.000,00 e ainda para incluir as empresas que estivessem com débitos em aberto, mesmo resultantes de parcelamentos anteriores, pudessem refinanciar todos os débitos no programa Refaz III.

13º Salário e vencimentos de dezembro dos Funcionários Públicos

Nos últimos quatro anos, o Sindivarejista tem conseguido, também, que o GDF pague o 13º salário de seus servidores, bem como o próprio salário do mês de dezembro, antes do dia 20 de dezembro.

Com esta antecipação os servidores do GDF podem fazer as suas compras natalinas no comércio da cidade com muito mais tranqüilidade, o que contribuiu – de certa forma – para o incremento das vendas em dezembro.

Cliente bancário

Em 1998 decisão do CMN Conselho Monetário Nacional, atendendo interesses do comércio e industria, obrigou os bancos a constar nas folhas de cheque a data da abertura da conta do cliente.

Esta medida facilitava a aceitação dos cheques “pre-datados” pelos lojistas. Quando o cliente trocava de banco, era um cliente “conta menos de 6 meses” causando transtornos ao comércio e também ao consumidor. O Sindivarejista trabalhou bastante e contribuiu para que a Febraban adotasse a frase “cliente bancário desde...” (a data de sua primeira conta corrente).

Apoio à cultura

Reformou a Biblioteca Pública da 108/308 Sul e doou livros à Biblioteca da 104/304 Sul.

Na biblioteca da Super Quadra 108/308 Sul, foi realizada uma ampla reforma das instalações construindo uma copa-cozinha, refazendo inteiramente os banheiros, correção e renovação das instalações elétricas e hidráulicas, além da reforma dos acessos, passeios e jardins, deteriorados por 40 anos de utilização sem manutenção. Uma pintura externa deu o acabamento necessário à biblioteca.

Mais segurança nas ruas

A Secretaria de Segurança Pública, a pedido do Sindivarejista, reforçou o policiamento nas ruas, que reduziu visivelmente o número de assaltos, furtos e arrombamentos contra o comércio.

Este tem sido um trabalho constante ao longo dos últimos quatro anos,que o sindicato desenvolve junto as autoridades da Secretaria de Segurança.

Abertura do comércio aos domingos e feriados

O Presidente do Sindivarejista, comandou a equipe de diretores da Casa, e diversos assessores junto ao Congresso nacional onde trabalharam intensamente para a aprovação da lei que permitiu a abertura do comércio aos domingos. As vendas do varejo em Brasília tiveram um incremento mensal imediato, chegando em alguns segmentos a 6% a.m e a medida ainda gerou novos empregos. Já o Trabalho nos feriados ficou para ser decidido junto ao sindicato laboral, por ocasião da data base da categoria. Assim, em todos os feriados nacionais e locais o Sindivarejista se empenha e negocia com o sindicato dos empregados as condições para o funcionamento das lojas, sempre resguardando os interesses e a melhor remuneração dos empregados.

Parcelamento do ICMS

O Sindivarejista conseguiu junto a Secretaria de Fazenda do GDF que o pagamento do ICMS de dezembro fosse parcelado em duas vezes: Janeiro e fevereiro.

Combate às concorrências desleais das feiras e dos informais

O Sindivarejista solicitou que a Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT) e os orgãos de fiscalização do GDF que combatessem a concorrência desleal que as feiras exercem sobre os lojistas.

Melhor fluxo de veículos

O trânsito melhorou consideravelmente após a determinação de novos horários de carga e descarga no comércio de rua. O Sindivarejista participou desta conquista junto ao Detran.

Remoção dos informais e camelôs

Foram anos de constante luta junto ao Governo do Distrito Federal para a transferência dos informais e camelôs da Estação Rodoviária e do Setor Comercial sul, para a área de influência da Rodoferroviária.

Preço Diferenciado

Brasília é a única cidade do Brasil onde o comércio pode cobrar preços diferenciados, quando o cliente preferir pagar suas compras à vista (em dinheiro ou cheque), ao invés de fazê-Io com cartão de crédito.

As empresas associadas do Sindivarejista passaram a ter essa opção que proporciona mais entrada de dinheiro em espécie nas empresas. Conquista assegurada em definitivo pela Justiça após iniciativa do Sindivarejista.